Para matar a fome e despertar a criatividade: artistas se encontram no PopRua RS e gravam música autoral
Programa estadual atende a população em situação de rua em cinco municípios gaúchos e já distribuiu 71.570 refeições
Publicação:

Desde a infância, Igor do Nascimento Silva, de 24 anos, é comprometido com a música, em especial o pop. Já fez shows em bares e sempre procurou oportunidades, mas a pandemia silenciou o seu sonho provisoriamente. Desempregado e sem conseguir pagar o aluguel, acabou entrando para as estatísticas e foi morar nas ruas de Caxias do Sul. Logo encontrou acolhimento no PopRua RS, programa estadual desenvolvido no município pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (STAS) que, através da Associação Mão Amiga, atende a população de rua por meio de acolhimentos institucionais que consistem na entrega de quentinhas, EPIs, disponibilização de espaço para higienização e banho, pernoite/alojamento, informação sobre trabalho e emprego e direitos humanos.
No local, Igor conheceu Vinicius dos Santos, 31, com trajetória semelhante e a mesma paixão pela música. Juntos, formaram o grupo Nasck Kentaki e tão logo compuseram a primeira canção, Fonte de Amor. Com o apoio do programa, conquistaram uma parceria com o produtor porto-alegrense W Negro para gravar a canção em estúdio profissional. Motivados, criaram um canal no YouTube e uma página no Facebook, onde pretendem divulgar seu trabalho, uma mistura da MPB, Rap, Samba-rock e Pop-rock. “Está sendo muito bom a convivência. É um lugar tranquilo, se enquadra com as nossas necessidades. Com a música, queremos mostrar nossa realidade, de onde estamos vindo. Estamos começando e o sonho continua, todas as nossas angústias estão na música”, conta Vinicius. “Nasck significa a paz e a energia, e Kentaki é o quente, o fervor do que estamos sentindo”, complementa Igor.
A ideia é que ambos sigam carreira solo e estão se programando para compor o primeiro EP. Vinicius, inclusive, já tem outra música gravada em estúdio, O Amor é Tão Lindo. Escute ela aqui. A próxima, Gelo na Caneca, será gravada no próximo sábado, dia 8 de maio. “Eu corro atrás toda hora. Não tem desculpa para não conseguir as coisas, a gente consegue o que a gente quer. É só questão de tempo e tudo vai melhorar”, disse, otimista, Vinicius. Através do PopRua RS, ele já conseguiu realocação no mercado de trabalho formal no setor de embalagem de uma empresa da indústria metalúrgica. “Perdi minha casa, fiquei vários dias na rua passando fome e frio. Nunca deixei de cantar, a música pra mim é tudo. Nunca vou parar até conseguir o que eu quero, que é cantar em vários lugares e viver da música.” Igor está sendo incentivado pelo amigo a atualizar seus documentos e compor seu currículo para buscar uma oportunidade de trabalho.
Igor e Vinícius se encontram no PopRua RS e gravam música autoral
Igor do Nascimento Silva e Vinicius dos Santos, de Caxias do Sul, são usuários do PopRua RS, programa estadual desenvolvido pela (STAS) e, juntos, formaram a dupla Nasck Kentaki e tão logo compuseram a primeira canção, Fonte de Amor. Crédito: Carolina Zeni e Felipe Farias
O PopRua RS também ocorre em Porto Alegre, Rio Grande, Pelotas e Santa Cruz do Sul. Até a primeira quinzena de abril, foram 30.370 acessos, com 3.071 encaminhamentos à rede socioassistencial. Foram ofertadas 71.570 refeições e lanches, 32.905 EPIs distribuídos, 259 testes covid realizados e 91 emissões de passagens (municipais/intermunicipais). Profissionais da Assistência Social prestaram 4.347 atendimentos e 1.340 pessoas foram encaminhadas para pernoite/alojamento. Todas as diversidades LGBTQI+ da população de jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua são contempladas.
A iniciativa é resultado da parceria entre Estado, terceiro setor e empresas que contribuíram com recursos destinados ao fundo do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social), que concede incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais no Estado às empresas, através da renúncia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), autorizado pelo Executivo Estadual. O recurso, no valor de R$ 3,6 milhões, é proveniente do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (FEAIP).
Ampliação
Na última semana, a Secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, fez uma visita in loco à sede do programa, em Caxias do Sul, onde os músicos apresentaram a música autoral. “É muito bacana saber que as estratégias de intervenção propostas pelo governo possibilitam o atendimento às demandas mais básicas mas também proporcionam momentos de criatividade através dos laços criados. Agradeço também à equipe pelo trabalho exemplar desenvolvido aqui”, destaca. A presidente do Instituto Elisabetha Randon, Maurien Helena Randon Barbosa também esteve presente e conversou com a secretária. O Grupo Randon foi um dos que aportou recursos no Pró-Social, direcionados ao programa.
Conforme a secretária Regina, há planos de ampliação do PopRua RS em mais cinco cidades gaúchas, que serão definidas nos próximos dias de acordo com o RS Seguro, um programa transversal e estruturante de Segurança Pública e que atua com foco territorial em áreas com indicadores de maior vulnerabilidade socioeconômica.
Porto Alegre
Os atendimentos são realizados pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência – Centro de Educação Profissional São João Calábria, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Azenha (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 155, Praia de Belas), de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. A meta é em atender 200 pessoas ao dia. Até o momento, foram 19.627 acessos. Destes, 1.029 pessoas diferentes. Foram ofertados 52.760 refeições e lanches, 3.052 atendimentos com assistente social, sendo 431 individualizados. Outras 205 pessoas foram encaminhadas para acolhimento na pousada e 836 para pernoites, além da emissão de 1.430 passagens intermunicipais e encaminhamento para a realização de 138 testes da covid na rede de saúde.
Caxias do Sul
Os atendimentos são realizados pela Associação Mão Amiga, na Avenida Triches, 2.729, Cidade Nova, todos os dias, 24h. São 60 vagas, sendo 50 para homens e 10 para mulheres. Até o momento, foram 365 acessos, 18.987 refeições e lanches e 437 atendimentos com assistente social e psicólogo. Ao todo, 52 pessoas foram encaminhadas para pernoite e 72 testes de covid realizados.
Pelotas
Os atendimentos são realizados pelo Grupo Pela Educação Saúde e Cidadania – OSC GESTO, no Restaurante Popular (Rua Três de Maio, 1.068), através da abordagem social em parceria com a OSC Coletivo T Juliana Martinelli e em locais estratégicos, de segunda a sexta-feira, durante o dia e à noite. A meta segue é atender 200 pessoas ao dia. Até o momento, foram 5.817 acessos, sendo 345 pessoas diferentes e que também foram atendidos por assistentes =sociais. Foram ofertadas 3.600 refeições e 3.000 lanches, além de 287 encaminhamentos para alojamento/pernoite e 22 testes de covid realizados. Foram distribuídos 607 kits de higiene, 98 kits agasalho (cobertas) e 2.000 kits de prevenção. Dos atendidos, 37 receberam encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Rio Grande
Os atendimentos são realizados pelo Grupo Pela Educação Saúde e Cidadania – OSC GESTO, no Restaurante Popular (Rua Rodrigo Duarte, 537), através da abordagem social, parceria com a ONG Doe Amor e em locais estratégicos, de segunda a sexta-feira, durante o dia e à noite. A meta segue em atender 200 pessoas ao dia. Até o momento, foram contabilizados 4.321 acessos, sendo de 265 pessoas diferentes, que também foram atendidas por assistentes sociais. Foram ofertadas 7.006 refeições e lanches e 38 encaminhamentos para alojamento/pernoite, além da realização de 16 testes para a covid. Foram distribuídos, ainda, 6.194 kits de higiene e 102 kits agasalho (cobertas).
Santa Cruz do Sul
Os atendimentos são realizados pela Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, na Rua Ramiro Barcelos, 717, de segunda a sexta-feira, durante o dia e à noite. A meta é atender 143 pessoas por mês. Até o momento, foram contabilizados 240 atendimentos, sendo 120 encaminhamentos para pernoite e outros 43 à rede socioassistencial. Foram distribuídas 90 cestas básicas e distribuídos 183 lanches e outros 286 EPIs.