Pedidos de seguro-desemprego aumentam 13,4% no primeiro quadrimestre no RS
Atendimento presencial nas Agências Sine foi retomado na segunda-feira (11/05)
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Os pedidos do benefício do seguro-desemprego aumentaram 13,4% de janeiro a abril de 2020 no Rio Grande do Sul em comparação ao mesmo período de 2019. No primeiro quadrimestre deste ano foram recebidas 145.155 solicitações do benefício e 127.937 no mesmo ínterim do ano passado no Estado, através das Agências FGTAS/Sine e dos canais digitais.
No período, também houve aumento no número de benefícios requeridos pelos canais digitais. Em 2019, foram recebidas 1.474 solicitações digitais. Em 2020, esse número chegou a 60.671. Confira, na tabela a seguir, os dados mensais de requerimentos:
ANO | COMPETÊNCIA | REQUERIMENTO DIGITAL | REQUERIMENTO PRESENCIAL | TOTAL |
2020 | Janeiro | 2.677 | 29.649 | 32.326 |
Fevereiro | 2.548 | 24.934 | 27.482 | |
Março | 10.474 | 22.170 | 32.644 | |
Abril | 44.972 | 7.731 | 52.703 | |
2019 | Janeiro | 462 | 31.147 | 31.609 |
Fevereiro | 284 | 29.278 | 29.562 | |
Março | 378 | 30.068 | 30.446 | |
Abril | 350 | 35.970 | 36.320 |
De 23 de março a 30 de abril, o atendimento presencial nas Agências FGTAS/Sine esteve suspenso como medida de prevenção ao novo coronavírus. No período, foi estabelecido o regime de teletrabalho e mantido o atendimento à população por telefone, WhatsApp e e-mail, além dos canais digitais. Ao todo, foram prestados 17.372 atendimentos na modalidade de trabalho remoto, o que equivale a uma média de 620 atendimentos diários.
O atendimento presencial foi restabelecido na última segunda-feira (11/05) nas Agências FGTAS/Sine. Atualmente, 126 unidades dispõem de atendimento presencial de encaminhamento de seguro-desemprego no RS. Em Porto Alegre, esse serviço é oferecido, exclusivamente, nas Agências FGTAS/Sine Centro (Rua José Montaury, 31) e Zona Norte (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2.132). No interior do Estado e na Região Metropolitana, permanecem fechadas as Agências FGTAS/Sine de Gravataí e de Lajeado. Os atendimentos por meio dos canais virtuais nessas localidades seguem normalmente.
O funcionamento de todas as agências coordenadas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível nas unidades. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente
Como solicitar o benefício pela internet
• O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital
• Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.
• Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.
No portal www.gov.br também pode ser encaminhado o benefício.
Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento on-line, entre em contato pelo telefone 158.
Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.
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