Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

SAS participa de encontros nacionais sobre segurança alimentar e combate à fome e sede

Publicação:

-
-

Começou nesta terça-feira (09/05), em Brasília, o 1º Encontro Nacional de Gestores Estaduais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Durante o evento, que ocorre na Esplanada dos Ministérios e tem promoção do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, será apresentada aos representantes dos estados a nova legislação do PAA e construídas de forma conjunta diretrizes de execução para o ano de 2023. O encontro se estende até quarta-feira (10/05) e teve a presença do ministro Wellington Dias no ato de abertura.

Encontro sobre o PAA teve a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal (ao centro).
Encontro sobre o PAA teve a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal (ao centro).

“A participação da Secretaria de Assistência Social (SAS) se faz importante pela ampla discussão que será realizada em relação ao PAA, principalmente quanto ao impacto que causa nos beneficiários e nos equipamentos de alimentação e nutrição, auxiliando na mitigação da insegurança alimentar”, avalia a diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome (DSA), Naiane Dotto, representante da SAS no evento.

A diretora do DSA e o presidente do CONSEA-RS, Juliano de Sá, participam do evento na Câmara dos Deputados.
A diretora do DSA e o presidente do CONSEA-RS, Juliano de Sá, participam do evento na Câmara dos Deputados.

A partir de quarta-feira, ela também participa da Mesa Nacional de Diálogos contra a Fome, que segue até quinta-feira (11/05) na capital federal. O encontro tem como objetivo tornar a estratégia dos Pontos Populares de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PPSSAN) uma política pública no combate à fome e sede no Brasil, além de estabelecer um canal permanente de diálogos com a sociedade civil. Elaborada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (CONSEA-RS), a estratégia dos PPSSAN foi adotada pela Frente Nacional Contra a Fome e Sede como modelo de política pública emergencial. “É uma grata satisfação acompanhar o Conselho em mais este passo importante para a consolidação dos PPSSAN”, afirma Dotto.

A Frente Nacional Contra a Fome e Sede, promotora do evento, é uma articulação composta por cerca de 300 organizações, coletivos e movimentos sociais comprometidos com o combate à fome e à sede nos diversos territórios espalhados por todo o Brasil. O encontro ocorre na Câmara dos Deputados e terá a participação de ministérios que integram a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN), parlamentares e organizações da sociedade civil.

Texto: Asscom SAS

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social