Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Sedes participa de Assembleia Extraordinária do Coegemas sobre atuação da assistência social em eventos climáticos

Publicação:

Secretário Fantinel fala sobre ações da Sedes para atender demandas causadas pelos eventos climáticos em 2024.
Fantinel fala sobre ações da Sedes para atender demandas causadas pelos eventos climáticos em 2024. - Foto: Fredy Vieira / Asscom Sedes

Nesta terça-feira (30/7), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) foi representada pelo titular, Beto Fantinel, e pelo Diretor do Departamento de Assistência Social (DAS), Becchara Miranda, na Assembleia Geral Extraordinária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Rio Grande do Sul (Coegemas/RS). O evento foi realizado na sede da Federação das Associações de Municípios do Estado (FAMURS) e teve como pauta as vivências da atuação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no contexto de calamidade e emergência e o papel da assistência social na construção dos planos.

Durante o ato de abertura, o secretário da Sedes destacou as ações que a pasta assumiu desde o início dos eventos climáticos no Estado. “Realizamos o monitoramento diário dos abrigos, que forneceu dados oficiais para o governo, além de ter sido fonte para a imprensa nacional e internacional; tivemos os apoios técnicos nos lugares afetados; a operacionalização do Programa Volta por Cima, que pagou R$ 223 milhões, beneficiando 89 mil famílias em vulnerabilidade social; também tivemos o apoio importante do Fórum Nacional dos Secretários de Assistência Social (Fonseas), que enviou profissionais de outros estados para somar esforços no atendimento aos municípios atingidos”, citou Fantinel.

O diretor Becchara Miranda, que exerce a função de presidente do Conselho Estadual de Assistência Social do RS (CEAS/RS), também falou sobre ações da Sedes para o enfrentamento da situação de calamidade e emergência. “O Estado procurou dentro do que foi possível dar as respostas em tempo, conseguir socorrer e atender as demandas dos municípios. No momento, a estratégia é a segurança e acolhimento adequado das pessoas afetadas”.

Também participaram o Superintendente Técnico e de Relações Institucionais da FAMURS, Cláudio Paranhos, a vice-presidente do Coegemas/RS, Milena Mohr, e representantes do (MDS), Defesa Civil do RS, e Ministério Púbico do RS. Ao todo, 89 municípios foram representados por 121 participantes. O evento também foi transmitido no canal da FAMURS no YouTube.

Coegemas/RS

O Coegemas é o órgão de integração, representação e apoio aos municípios em assuntos da assistência social e está vinculado à FAMURS. O Colegiado é formado por representantes de 27 associações regionais, que indicam os titulares e suplentes ao Colégio de Representantes, cujas reuniões são mensais e ocorrem na sede da Federação.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social