Sedes participa de evento sobre superação da pobreza por meio de inclusão produtiva
Promovido pelo Insper, encontro proporcionou a troca de experiências entre gestores públicos
Publicação:
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) marcou presença no IV Encontro da Rede de Práticas de Programas de Superação da Pobreza através da Inclusão Produtiva, nesta quinta-feira (30), em São Paulo. Promovido pelo Insper, o evento teve como objetivo proporcionar a troca de experiências e boas práticas entre gestores públicos, contribuindo para a identificação e a resolução de desafios específicos no domínio da inclusão produtiva.
“Estamos discutindo um tema muito importante, que é a geração de oportunidades para as pessoas de baixa renda. É um trabalho que precisa ser construído através de uma política pública sólida. Hoje, viemos aqui apresentar o que estamos elaborando para ofertar à sociedade gaúcha, a fim de fortalecermos as políticas de inclusão e gerarmos cada vez mais desenvolvimento social em nosso Estado”, disse o titular da Sedes, Beto Fantinel.
Durante o encontro, o diretor do Departamento de Inclusão Socioprodutiva e Projetos Especiais (DIPPE), Matione Sonego, e o chefe da Divisão de Inclusão Socioprodutiva (DISP), Theyllor Araújo, apresentaram a estratégia da Sedes para a área, que envolve a elaboração do Plano Estadual de Inclusão Produtiva do Rio Grande do Sul. O documento terá como base uma pesquisa de mapeamento de demandas junto a famílias em situação de pobreza.
Entre as principais ações do plano estará o programa Emancipa Família Gaúcha, voltado para a capacitação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social e que tenham sido afetadas pelas enchentes de 2024. A iniciativa será coordenada pela Sedes e executada pela Central Única das Favelas (Cufa-RS).
O evento contou ainda com palestras ministradas por representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), além do próprio Insper.
Texto: Asscom